Canção produzida com a ajuda dos fãs já está disponível
para download no site da SKY Live
São Paulo, 13 de março de 2014 – A nova música da banda de pop/rock mineira Jota Quest, Um Grito de Gol,
produzida de forma totalmente colaborativa com os fãs, em parceria com a
SKY e AgênciaClick Isobar, já está pronta. O resultado do processo
criativo iniciado em setembro do ano passado foi gravado e finalizado no
estúdio da banda, em Belo Horizonte. O público já pode encontrar o
arquivo e o videoclipe para download gratuito no site da plataforma de
entretenimento SKY Live – http://skylive.sky.com.br/socialhit.
A nova canção tem pegada
groove, característica presente também no recém-lançado álbum de
inéditas da banda, "Funky Funky Boom Boom", e tem como tema a alegria e a
emoção do futebol, assunto pertinente aos brasileiros a poucos meses do
início do evento esportivo mais esperado do planeta.
No arranjo, um super naipe
de metais e um coro de backing vocals trouxeram ainda mais harmonia e
alto-astral para a canção. “A ideia do arranjo é também representar
todas as pessoas que participaram da composição de Um Grito de Gol, como se estivessem no estúdio, tocando, cantando e vibrando com a gente”, declara o vocalista do Jota Quest, Rogério Flausino.
O processo de realização da
canção durou cerca de quatro meses. Nesse período, mais de 600
sugestões, divididas entre as quatro etapas "ritmo", "melodia", "tema" e
"letra", foram enviadas pelo público, e 17 delas selecionadas por meio
de votação no site e nas redes sociais da SKY.
“Todas as fases do processo
de criação tiveram sua dose de desafio e prazer. Vivemos uma experiência
incrível e de uma movimentação intensa na internet. A cada etapa, a
galera queria se envolver cada vez mais. Foi realmente muito
interessante!”, explica o cantor.
Participante da composição, o
músico Victor Leví, de 23 anos, teve seu ritmo selecionado com mais de
60 mil votos. “Fiz minha inscrição no último dia e quase não acreditei
quando soube que o ritmo que eu criei havia sido selecionado e, depois, o
mais votado. Participar da composição de Um grito de Gol foi muito
gratificante”, comenta Victor. “Estou curioso e ansioso para ouvir o
resultado final.”
“Estamos muito felizes e
orgulhosos, principalmente porque o resultado final é muito
satisfatório. A música ficou muito gostosa e divertida, e muito
brasileira, e só temos a agradecer a todos que participaram dessa
aventura Social Hit com a gente”, completa Flausino.
O Social Hit
O processo de desenvolvimento da música Um Grito de Gol foi
dividido em quatro etapas de criação: ritmo, melodia, tema e letra. Em
cada uma das fases, as pessoas puderam participar enviando criações
próprias, compartilhando ou votando pelo site e fanpage SKY Live. Um
vídeo explicativo com os integrantes do Jota Quest era disponibilizado
no site da SKY Live a cada etapa, orientando os interessados sobre o
conceito e como participar.
“O poder dessa ação, que
reuniu o uso criativo de ferramentas e mídias digitais com o talento dos
músicos do Jota Quest, representa um marco na criação musical e no
mercado de entretenimento, abrindo espaço para novas possibilidades de
composição”, afirma o diretor de Marketing da SKY, Marcelo Miranda.
Na primeira etapa, que
selecionou o ritmo do Social Hit, 34 sugestões foram enviadas pelos
participantes e três delas colocadas para votação do público. O ritmo
escolhido recebeu 42% de um total de mais de 60 mil votos. Na escolha da
melodia, segunda fase do processo criativo, foram 42 participações. A
melodia vencedora contou com 57% dos mais de 100 mil votos recebidos.
Na terceira etapa foi a vez
de decidir o tema. A escolha das 163 sugestões enviadas teve mais de 3
mil votos, e as três vencedoras foram “radiante”, “positividade” e
“jogos do Brasil”. Já na última fase do processo, a letra, 374 sugestões
foram recebidas entre frases, versos e parágrafos, que resultaram em 10
trechos escolhidos pela banda.
Todas as pessoas que
participaram enviando material concordaram em licenciar seus direitos
autorais por meio de licença específica de Creative Commons, que também é
utilizada em outras plataformas de conteúdo colaborativo, como a
Wikipédia.
Sobre a SKY Live
SKY
Live é a plataforma sob a qual estão reunidos os patrocínios de
entretenimento ao vivo da SKY. Por meio de um acordo com as principais
promotoras e organizadoras de shows do País – T4F e XYZ Live – a SKY
patrocina centenas de espetáculos musicais, com bandas nacionais e
internacionais de todos os gêneros e para todas as idades e perfis de
público.
Pela segunda edição
consecutiva do Brasil, a SKY foi ainda media partner do Rock in Rio como
a TV por assinatura oficial do festival. A SKY também patrocina a
cantora Claudia Leitte e a banda pop/rock mineira Jota Quest, artistas
que fazem parte do casting de garotos-propaganda da operadora.
Por meio da plataforma, a
operadora promove ainda transmissões exclusivas de shows ao vivo via
internet a partir da fanpage SKY Live. Para assistir, basta curtir a
página www.facebook.com/SKYLiveBR. Acesse também www.sky.com.br/skylive.
Mais informações: http://www.jotaquest.com.br/