Menu

Trandutor

 

Cerca de 35 mil pessoas acompanharão as bandas entre o Farol da Barra e o Morro do Cristo

O novo circuito do Carnaval 2013, chamado Sérgio Bezerra, contará com os serviços essenciais da Prefeitura de Salvador para garantir conforto aos foliões. A estrutura será montada para que um dia antes da festa, na quarta-feira (6), tudo esteja pronto para atender a turistas e soteropolitanos que vão curtir os blocos que percorrerão o trecho entre o Farol da Barra e o Morro do Cristo.
Criado em homenagem ao fundador do bloco Habeas Copos, o circuito é exclusivo para blocos de sopro e percussão, o que retoma o clima dos antigos carnavais. A expectativa é que nesse ano cerca de 35 mil pessoas participem da festa que antecede o Carnaval, acompanhando o desfile das 20 entidades que integram a Associação Carnavalesca de Entidades de Sopro e Percussão (Acesp). Os blocos começam a sair a partir das 19h.
Os blocos vão fazer a alegria dos foliões até cerca de 2h, quando a última entidade deve chegar à Rua Airosa Galvão, local de dispersão. O trânsito no bairro será alterado a partir das 14h, com a proibição da circulação de veículos pela Avenida Oceânica. Com a oficialização do circuito, toda a estrutura de apoio e organização da Empresa Salvador Turismo (Saltur) passa a funcionar para o desfile, com banheiros químicos, postos de observação, iluminação, segurança e postos de saúde.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, a organização deste circuito vai permitir que tanto o folião, como o morador da região tenham mais tranquilidade e segurança. “Nos reunimos com os diversos órgãos municipais e com a polícia para garantirmos serviços essenciais como limpeza, ordenamento do trânsito e segurança, para mais um dia de festa na cidade”, enfatiza. Entre as regras para o novo circuito está também a organização do desfile das bandas, pela Avenida Oceânica, e a limitação do número de bandas autorizadas para apresentação, que deverão ser da Acesp.
“A oficialização foi maravilhosa tanto para os blocos quanto para o folião, pois antes fazíamos essa festa sem qualquer apoio. Agora toda a estrutura que estará a serviço dos desfiles dos grandes blocos também vai estar disponível na quarta-feira”, pontua o diretor da entidade que congrega os blocos de sopro, Jairo João Ferreira. “Aqui a gente quer se divertir com tranquilidade, sem cordas, sem carros, só com alegria”, completa.
História - O circuito começou há 35 anos quando o empresário que dá nome ao novo circuito resolveu sair às ruas da Barra na sexta-feira que antecede o Carnaval com sua banda Habeas Copos, nome do bar que ele dirige no bairro. Tempos depois, surgiu outra entidade, o Gravata Doida, que já desfila há sete anos e que foi o precursor da quarta-feira. De lá para cá, outros grupos se reuniram e passaram a sair às ruas.
Há sete anos surgiu a ideia de reunir os blocos em uma associação para organizar o desfile. “Nessa época saíamos, mas acabávamos nos encontrando no meio da rua porque não tinha um circuito nem horários definidos. Só há três anos começamos a desfilar de forma organizada, saindo do Farol. Mas agora já fazemos parte da programação oficial e contaremos este ano com todo o aparato da prefeitura para fazer uma grande festa”, conta Jairo João.
Sérgio Bezerra, que idealizou o desfile, também comemora a oficialização do circuito. “Vamos mostrar ao Brasil que Salvador tem um Carnaval plural. Os jovens todos estão aderindo a essa forma de curtir o Carnaval, além da velha guarda que participa e continua nos apoiando. É um grande salão de festa a céu aberto e toda a família pode participar. Esse ano, com o circuito reconhecido, teremos toda essa estrutura necessária para que os foliões tenham conforto. Estamos satisfeitos com a determinação do prefeito ACM Neto.”
Veja a ordem das entidades que vão desfilar nesta quarta-feira (06):
Gravata Doida
Concentra Mas Não Sai
Quero Mais
Pinguço
Jegue Enfeitado
Habeas Copos
Va Braceta
Cachasamba
Dibarabar
Integramed
Liga da Justiça
Preliminar
Bloquinho
Soagente
Lebre Sapeca
Quinta do Espanhol
Siene
Come Lixo
100 Comentários
Barca Tricolor
 
Topo